Os Desenvolvimentos nos Sectores da Económia

Pagina Principal»Turquia Portal»Os Desenvolvimentos nos Sectores da Económia



Projeto da Anatolia do Sudeste

O projeto de Anatolia do sudeste (GAP) que é um dos projetos mais importantes do mundo e o mais importante da Turquia está a usar aproximadamente 10% do território e da população total da Turquia.
GAP, é um projeto integrado de 22 barragens e 19 centrais hydroelectricas e instalações de irrigação previsto para construir em cima dos rios Fırat (Euphrates) e Dicle (Tigris) inclua infraestrutura urbana, rural, agricultural e também inclua os setores indústrial, educacional, de transporte e saude, alojamento, turismo e outros setores. Foi planejado de completar o projeto GAP em 2005 com 32 bilhões de dólares americanos e em 2007 o projeto foi completado com 62.2%. Com isso começou “Plano de Ação de GAP 2008-2012” em Junho 2008. Pelo plano será pago o valor de 26.7 bilhões de liras turcas para financiar o GAP.
Diretoria de Administração de GAP: GAP Administração Regional de Desenvolvimento; foi estabelecido em 1989 com o motivo de planejar, guiar, observar e coordenar de desenvolvimento regional. Investimentos de GAP: Em ano de 2008 no total foi gastado mais de 2 bilhões da liras turcas para os investimentos de região de GAP.
Projetos de Energia: Em 2008 foram inaugurados 9 centrais hydroelectricas (HES).
No país, aproximadamente metade de produção de energia de centrais hydroelectricas se obtém em centrais hydroelect-ricas Karakaya, Atatürk, Dicle, Kralkızı, Birecik, Karkamış e Batman no contexto de GAP.
Desde primeiro dia de instalação até 2008, foi instalado 308 bilhões Kwh de energia hydroelectrica nessa sistema. Projetos de Irrigação: Até o final de 2008 foi completado o projeto irrigação em área de 272.972 hectares na área de rios Fırat (Euphrates) e Dicle (Tigris) e na área de 99.518 ainda está a continuar a construção de rede de irrigação. Depois de completar projeto inteiro, área de 1.8 milhões hectares será irrigada.
Infra-estrutura de indústria: Zonas organizadas de indústria de Mardin, de Şanlıurfa, de Kilis, de Siirt, de Adıyaman e 3 em Gaziantep, totalizando 13 zonas organizadas de indústria foram completados. 6 zonas organizadas de indústria estão a continuar da sua construção.
Na área de GAP foi completado 25 zonas pequenas de indústria que tem 10.069 lugares de emprego. 12 zonas pequenas de indústria estão a continuar a construção. Existem 2 zonas livres, um em Mardin e outro em Gaziantep.
Desenvolvimento Sustentável de Individual e Projetos Focalizados a Humanos: Primeiro objectivo do GAP é melhorar a qualidade da vida do povo regional e dando ênfase ao meio ambiente e humano. Por isso GAP não é só um projeto público, mas também é uma quardachuva em que atores diferentes e empresas não govermentais encontra para realizar cooperações.
Para desenvolvimento das mulheres da região, desde 1995 foram fundados centros públicos de múltiplos propósitos (ÇATOM). Até 2008 foi fundado 29 centros em 9 cidades e mais de 126 mil pessoas (geralmente mulheres) foram beneficiadas diretamente nesses centros.
Na época de 2002-2007, 9.064 empresários foram beneficiados nos centros de sustentação, e receberam orientações como empreendedores (GAP-GIDEM) que serve para aumentar finança da região e dar informação sobre investimento. Para desenvolvimento dos jovens foi estabelecido 9 Casas Culturais dos Jovens e com as atividades sociais, culturais, educacionais e com organizações para aumentar capacidade. Essas casas serviram para 79 mil jovens desde Maio de 2001.
Alguns outros projetos de administração: Plano de preparação de desenvolvimento subregional na área de Barragem de Lagoa Ilisu, Projeto de saúde público na região de GAP, projeto de desenvolvimento rural de Cidade central e retorno da cidade, escavação e salvamento do lugar Hasankeyf e dos lugares arqueológicos, projeto de melhorar finanças das pessoas nas regiões fora de área de irrigação, projeto de desenvolvimento de agropecuaria na região de GAP e projeto agricultural. Administração de GAP cumpre muito projetos sobre agricultura, mapa, infraestrutura, urbanização e ambiente.
Cooperação Internacional: No contexto de GAP, com a coordenação de Diretoria de Administração de GAP, projetos diferentes dirigidos à várias regiões são realizados com cooperações internacionais. Alguns são: Programas de Desenvolvimento Sustentável com fundos de 5.9 milhões de dólares americanos com apoio de Organização de Desenvolvimento da Suecia e PNUD que competo no fim de 2007, Programa de Desenvolvimento Regional de UE-GAP com 47 milhões de euros, o Projeto de Diminuir Risco de Inundação de valor de 23.2 milhões euros, e Projetos de Fortalecimen-to das Mulheres e Organizações Não Governamentais de Mulheres com o valor de 5 milhões de Euros.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul