Viagem Em Turquia
Noticia Turquia
Guia de Viagem
TURQUIA PORTAL
país e sua gente
Regiões Geográficas
Vida Social
História
Vida Cultural
Capital Europeia da Cultura
Turquia e o Mundo
Desenvolvimentos Macro-
Econômicos
Os Desenvolvimentos nos
Sectores da Económia
Pagina Principal»Turquia Portal»Vida Cultural
As primeiras e mais importantes produtos da tradição da literatura oral dos turcos são os épicos. Os primeiros exemplos são: “O épico de Alp Er Tunga” que conta perda dos exércitos de Persas pelo Alp Er Tunga, o Soberano de Saka, que é suposto a viver no século VII, “O Épico de Lobo Pardo” cujo tema é criação dos Gokturcos de una loba e “O Épico de Ergenekon” que situa-se também a mesma legenda e conta a saida dos Gokturcos de Ergenekon pelo derretedo uma montanha de ferro. As primeiras obras escritas e conhecidas da Literatura Turca são “Os inscrições de Orkhon” escritas com o alfebeto de Gokturcos no século VIII. O mais importantes dos inscrições cujas partes em lingua turca foram traduzidos em diversas linguas são os monumentos erguidos por o nome de Tonyukuk, Kül Tigin, e Bilge Khan. Os inscrições são muitos importantes pelo suas riquezas sendo uma prova que os turcos tenham uma lingua escrita e expressão rico.
Aceitação do Islão e Literatura turca: “Kutadgu Bilig” (século XI) escrito com uma lingua turca pura pelo Yusuf Has Hacib é a primeira obra de literatura turca. A obra conta alguns opiniões e sugestões para os assuntos como a religião, o estado, a politica e a educação. Outra obra importante escrita pelo Kaşgarlı Mahmut com influencia da cultura islamica é Divanü Lugati’t Türk (O dicionario das linguas turcas). Ambas das obras foram escritas com a lingua turca Hakaniye que é um dos dialetos do sudoeste.
O outro progresso em lingua Turca que influenciará a literatura diretamente, é visto no dialeto do sudeste que se falado por tribos de Oğuz-Turcomanos, a partir do século XI. Além disso, alguns destes tribos que estabelecerem a um região de Irão e Azerbaijão formaram o Turco Azerbaijano e as pessoas estabelecidos em Anatolia formaram o Turco da Turquia.
Literatura Clássica Otomana: Literatura Clássica que apareceu o período Otomano, é um distilo tipo de literatura que esta na linha de literatura Árabe e Farsi.
Dehhani, Kadı Burhaneddin, Nesimí e Ahmedí são os primeiros artistas do poema clássico Otomano no século XIV. A partir do século XV, todos os especialidades do poema farsi começou de ser transmitida para o poema clássico otomano. No poema clássico profano Şeyhí, Ahmet Pasha, Necati e Süleyman Çelebi, escritor de “Mevlit” que é uma obra original e religiosa, são alguns poetas fomosos deste período.
No século XVI, muitos artistas que viviam no centro de Anatolia, Balcãs e no Médio Oriente começaram de reunir-se em İstanbul. Fuzuli, o poeta dos famosos poemas clássicos de otomano cujo fama e influencia mais extendida, Baki e Zati, quem são conhecidos pelos seus estilos suaves, Nef`i e Ruhi da Bagdade, são os poetas mais importantes deste período. Nef`i que é conhecido como um poeta de sátira e ode de século XVII, tem uma técnica forte, lingua artistica e um articulação corajoso. Nabi que foi prominente no século XVIII, escreveu os poemas didácticos e suas obras criticou o comunidade e a vida social.
O poema clássico otomano do século XVIII identificado como Nedim, começou de mostrar uma tendência de localização. O poema público influenciou a poema clássico, fez a lingua mais simplificado, e proporcionou a conversão das temas simples. Além disso, o conceito de “Poema Esplêndido” deixou seu lugar para “Poema Suave e Sentimental” com Nedim. A tendência iniciado com Nedim, continuou ao final de século com Şeyh Galip.
A maioria dos escritores que criavam suas obras de proda da Literatura Clássico Otomano, utilizavam um estilo simples em suas obras escritas dirigindo ao público; para os intelectuais preferiam um estilo muito ornamentado e bombástico. Mas, com o tempo passando, desenvolveu-se uma lingua prosa diferenciada da lingua vulgar mas não teve um estilo ornamentado e bombástico. Aşık Paşazade, Aşık Çelebi, Evliya Çelebi, Naima, Koçibey e Mercimek Ahmet são alguns dos escritores que tem as obras de prosa. Na sua obra de “Seyahatname”, Evliya Çelebi usou um estilo muito simples sobre seus experimentos durante das suas viagens mais do que 50 anos e refleta diversas partes da vida social em século de XVII. Este obra é muito importante para geografia, historia, etnografia, linguística e sociologia.
Literatura Popular: As coplas, os cantos, os épicos e os contos são os produtos anónimos da literatura popular. Além disso, os contos populares, ortaoyunu (teatro turco) e os espectáculos de Karagöz formam o parte importante da literatura popular.
Na area de prosa, os contos de Dede Korkut passou para escrita, compilando da oral publica em século de XIV é uma das obras mais importantes da historia literal turca. A obra consta de 12 contos e refleta os sinais de período do adesão dos turcos para influencia islamica.
O outro ramo da literatura popular de qualidade religiosa “Literatura Popular Mística” começou em século XII com Ahmed Yesevi. Yunus Emre, o poeta popular famoso que se alega que viveu no final de século XIII, é aceitado como o fundador principal da Literatura Popular Mistica. Pelo seu rebelião contra os casos injustos do seu perodo, sua abordagem tolerante e perto para os assuntos religiosos e sua lingua simples utilizada com o objetivo de declarar seus opiniões; criou uma grande influencia na sociedade e por este motivo foi adoptado. Por causa de ter utilizado a lingua Turca com uma grande penitência, Yunus Emre qualificou-se como o “O grande artista da lingua turca da Anatolia”.
O humor popular que foi baseada em esperança e otimismo do mesmo século, foi também uma segunda fonte de arte. Nasreddin Hodja, estimado que viveu no século XIII, e não é apenas o representante o grande humor no seu próprio tempo, mas no momento.
No segundo metade do século XVI, a crença Xiita-Esiterismo, também mostrou sua na area literal e Literatura Alevi-Bektaşi formada em direção desta crença, começou a desenvolver na uma maneira separada de poema popular místico. Pir Sultan Abdal, um dos representante, mais fortes deste literatura, tratou os assuntos como o humanismo, fraternidade, igualdade, paz e unidade de Deus e do homem em seus poemas.
A Literatura do Travador, o outro ramo da literatura popular que trata das temas profanos, começou a presentar seus primeiros produtos no início do século XVI. Köroğlu e Karacaoğlan, os expertos mitificados da Literatura do Trovador, onde a letra e música se completam, crescerem-se deste período. Köroğlu, quem foi um simbolo da rebelião contra os casos ilegais da sociedade, contou os sentimentos como coragem, o amor da natureza, e o amor etc. com um estilo entusiasto. Karacaoğlan que estava interessado fortamente com a tradição da literatura popular é um nome mais forte dos poemas do amor. Çıldırlı Aşık Şenlik, Gevheri, Emrah, Sümmani, Seyrani e Dadaloğlu também são os importantes poetas da Literatura do Travador.
A literatura popular também hoje continua seu tradição centenário nutrindo das problemas atuais e assuntos novos.
Aşık Veysel (Şatıroğlu), Dursun Cevlani, Davut Sulari, Sabit Ataman (Aşık Müdami), Daimi, Mahsuni Şerif, Neşet Ertaş, Şeref Taşlıova, Murat Çobanoğlu, Muhlis Akarsu e Musa Eroğlu são alguns dos trovadores de último período.
Orientação em direção ao Oeste: A literatura clásica otomana deixou seu lugar para literatura de Reforma desenvolvido com a influencia de oeste, no século XIX. Neste período começou-se a aparecer os produtos dos novos tipos da literatura que não existia na Literatura Classica Otomana, como a novela, o teatro, o conto, o artigo, a memoria, o ensaio, e a critica. Neste período o jornal e a literatura integraram-se. Şinasi escreveu a primeira obra do teatro turco no sentido ocidental “O Matrimonio do Poeta”; vários autores como Namık Kemal, Ziya Pasha, Şemsettin Sami Recaizade Mahmut Ekrem escre-verem suas obras da nova literatura.
A tendência de “Edebiyat-ı Cedide” iniciada por os artistas reunidos em redor da revista de Servet-i Fünun em 1891; sempre enfocaram no arte. Outra grande novidade deste período realizou em area de conto e novelas. As novelas de “Mai ve Siyah” (Azul e Negro) e “Aşk-ı Memnu” (O Amor Prohibido)” de Halit Ziya Uşaklıgil, que é aprovado o primeiro e maestro real da novela turca; o primeiro exemplo da novela psicológica de Mehmet Rauf “O Setembro” são as obras mais importantes deste período.
A Tendência da Literatura Nacional: A tendência começou com a revista de “Os Lápices Jovens” publicada por Ali Canip Yöntem, Ömer Seyfettin e Ziya Gökalp em 1911, foi adaptado pelos artistas quem defendia uma consciência diferente da arte num prazo curto. Nas obras escritas com um turco puro, as problemas socias e os valores nacionais foram mencionadas. Especialmente, na area de conto e novela, Yakup Kadri Karaosmanoğlu, Halide Edip Adıvar, Reşat Nuri Güntekin e Refik Halit Karay realizaram os bons exemplos desta tendência. Também neste período cresceuse os poetas que tevem um diferente opinião mundial e conceito poetica, reunidos embaixo de conceito da literatura nacional. Além disso, Mehmet Akif Ersoy, escritor de Hino Nacional Turco, escrevia seus poemas com o metro de verso em vez do metro silábico que era a especialidade principal da tendência; dirigiu para as temas realistas; Yahya Kemal Beyatlı aceitado como otomanita e tradicional desenvolveu um poema neoclassica; Ahmet Haşim que não estava em ideologias dominantes defendeu um “poema puro” com uma consciência impressionista e simbolista.
Período da República: Os primeiros exemplos da literatura dirigida para o realismo social começaram de aparecer nos anos 1930. “A Noite Verde” (1928) e “O Desfoliação” (1930), as novelas de Reşat Nuri Güntekin, “O nono pavilhão externo” (1930) e “Fatih Harbiye” (1931), as novelas de Peyami Safa, “O Extrangeiro” (1932), a novela de Yakup Kadri Karaosmanoğlu, e “O Mercado com Moscas” (1936), a novela de Halide Edip Adıvar, foram escritos com esta consciência. “A estrela de Dikmen” (1928) de Aka Gündüz, “A Choca” (1927) de Mahmut Yesari, “Os Ciganos” (1939) de Osman Cemal Kaygılı constaram dos analises espirituales a parte dos desenhos realisticos fortes e os cores locais. Enquanto “Ayaşlı e seus vizinhos” (1934), a novela de Memduh Şevket Esendal, mostrava a vida de Ankara nos primeiros anos da República, a obra de Abdülhak Şinasi Hisar chamada “Nos e o Senhor Fahim” (1941) presentava a vida passa em mansões e residencias do İstanbul durante o ultimo período do Imperio com os detalhes muito ricos e um estilo analizador.
Na poema, Nazım Hikmet Ran foi o primeiro representante de uma nova tendência qualificada como “a poema livre” derrubando a consciência de verso. Deu importancia para “epítome” na poema e também desenvolveu um estilo original.
Ziya Osman Saba, Ahmet Hamdi Tanpınar, Ahmet Muhip Dranas e Kemalettin Kamu criaram alguns obras enfocados na poema dependendo da sílaba. Orhan Şaik Gökyay conhecido com suas obras sobre a historia da literatura turca, utilizou o metro silábico em suas poesias adoptando o estilo de derviches e instrumento de corda. Em segunda metade dos anos 1930, os poetas como Cahit Sıtkı Tarancı, Fazıl Hüsnü Dağlarca e İlhan Berk tentaram de desenvolver uma posição independente da poema; Necip Fazıl Kısakürek escreveu as poemas com os elementos extraordinarios com um estilo notavél e diferente. As realidades da Anatolia alimentaram os poemas de Faruk Nafiz Çamlıbel.
Quando chega-se os anos de 1940, vese que Sait Faik Abasıyanık trouxe uma nova consciência para literatura com o sentimentalismo direcionado para o mundo de humano pequeno e pessoa intellectual, em vez dos problemas sociais. Sabahattin Ali com suas novelas chamadas “O Diabo de Nosso Interno” e “A Madonna com Casaco de Pêlo” presentou influencias de troco cultural sobre as pessoas de diferentes partes da comunidade em um nível dos análises espirituais. Os atores importantes como Tarık Buğra, Oktay Akbal, Cevat Şakir Kabaağaçlı, Haldun Taner, Cevdet Kudret Solok e Samim Karagöz criaram as obras realistas. Na area de poema a “Garipçiler” (Primeiro Novo) que apareceu como um reacção contra não so para a poema antiga e também para o poema de Nazım Hikmet Ran foi muito efetivo. A tendência conhecida com o nome do livro “Pobre” (1941) onde se publicaram os poemas sem versos e rimas de Orhan Veli Kanık, Oktay Rıfat Horozcu, Melih Cevdet Anday, presentou a vida atual e os temas individuais com a simplicidade da linguagem coloquial, espalhou logo e encontrou muitos perseguidor; influenciou alguns poetas muito famosas deste perido como Necati Cumalı, Bedri Rahmi Eyüboğlu e Behçet Necatigil. Na segunda metade dos anos 1940, Ceyhun Atıf Kansu, Cahit Külebi, Necati Cumalı e Bedri Rahmi Eyüboğlu desenvolverem um peoma que enfoca em sentimentalismo social, baseado na especialidades de refrão.
A partir dos anos 1950, os escritores dirigirem para as realidades camponês. Com as obras de “ Nosso Campo” (1950) de Mahmut Makal e “Vingança dos Serpentes” (1959) de Fakir Baykurt, providenciou uma expansão para a literatura turca com suas observações sobre o estilo de vida das pessoas de campo. Um dos escritores quem trouxe uma nova dimensão para a escritura de campo em anos de 1950 é Yaşar Kemal. Na sua novela “Memed, o magro” que menciona as problemas das pessoas que vivem no distrito de Çukurova e seus posições com uma forma de leganda cuja primeiro encadernação foi publicada em 1955, leva as primeiras mostras de abordagem e estilo de Yaşar Kemal. Kemal Tahir que tornou-se famoso em mundo da literatura com seu livro dos contos de “As Pessoas de Lago”, publicado em 1955, é um dos escritores quem tratou a realidade de campo e os problemas da vida rural. Nas obras dos escritores como Demir Özlü, Ferit Edgü, Yusuf Atılgan e Nezihe Meriç que começaram a escrever entre os anos de 1950-1960, perseguições individuais e diferentes são dominantes. Bilge Karasu, que chamou muito atenção pelas suas obras e desenvolveu um estilo de símbolos distintivos no mesmo perido, recebeu o prémio de Pegasus em 1991 com seu livro chamado “A Noite”.
Aziz Nesin, quem tratou as partes problematicas da sociedade com um estilo didáctico e satírico, influendo pelos casos pequenos, criou muitas obras em quase todos ramos da literatura desde 1955. O escritor quem recebeu dois vezes o “Premio da Palma Ouro” na competição de humorismo realizada na Italia nos anos 1946 e 1957, também se tornou muito popular no exterior e seus livros foram traduzidos em vários idiomas. Muzaffer İzgü e Rıfat Ilgaz, conhecido com sua obra chamada “A Clase de Hababam” também são os nomes com sucesso de literatura humorista.
No poema em vez da linguagem coloquial que se pode entender fácilmente, se utilizou narração baseado em evocações especiais das palavras do poeta. Entre os representantes deste têndencia chamada “Segundo Novo” se pode contar os nomes como: Cemal Süreya, Edip Cansever, Turgut Uyar, Ece Ayhan, İlhan Berk, Özdemir Asaf e Kemal Özer. Sezai Karakoç, que criou uma linguagem para o poema distintivo, tratou os assuntos de existencial e metafísico com um estilo de mistico. Este tipo de poema destes poetas, mostraram outras tendencias nos anos posteriores. O perido depois de 1960, começou a tomar parte as temas sociais. Os técnicos novos e pesquisa de estilo proporcionaram de enriquecer a idioma turca. Nas primeiras obras de Arif Nihat Asya que conhecido como “O Poeta de Bandeira” e Yavuz Bülent Bakiler, Osman Attila, Ayhan İnal, Feyzi Halıcı, Ataol Behramoğlu, İsmet Özel e Hilmi Yavuz, existia uma tendência de pesquisa de estilo, mas seus poemas posteriores estiverem influídos pela tendência geral. Na area de conto e a novela, discussões durados em ambito de campocidade, foram expalhados com os teses referentes à estrutura social deste período. Os escritores como Orhan Kemal, Yaşar Kemal e Kemal Tahir continuaram suas obras em seus pontos proprios nos anos 1960. Os autores como Samim Kocagöz, Attila İlhan, Tarık Buğra, Hasan İzzettin Dinamo e İlhan Selçuk trataram em geral da historia próxima nas suas obras. Nos anos 1970, o transmisão de opinião e o sentimento com uma forma directa, aumentou a tendência para atual em todos os tipos das escritos literais. Neste período os escritores como Çetin Altan, Pınar Kür, Tomris Uyar, Adalet Ağaoğlu, Sevgi Soysal, Tezer Özlü, Selim İleri, Bekir Yıldız e Ayla Kutlu escreverem as obras que trata o troco social por distintas dimensões e os análises psicologicos.
O afastamento da sociedade da politica nos anos 1980, causou uma orientação dos interesses dos intelectuais para a cultura e arte.
Nos mesmos anos Mustafa Necati Sepetçioğlu, com suas obras que tratam a historia turca, encontrou um grande interesse pela nova geração dos leitores. Sepetçioğlu tratou a historia Turca desde a Vitória de Malazgirt (1071) até o período da enfraquecimento de Império Otomano em uma serie, e suas outras obras trataram o troco social e seus resultados da Turquia de nosso tempo. A sua obra teatral de “Os Otmares Grandes” se eligiou como a melhor obra na Festival de Teatro enre as Universidades Europeus. As obras do escritor foram publicadas em paises estrangeiros traduzindo em varios idiomas.
Orhan Pamuk quem teve lugar na lista de “Os 21 escritores melhores do século XXI” publicada no jornal chamada The Observer em 1999, recebeu o Prémio da Literatura de Dublin de IMPAC de 2003 pelo seu livro chamada “Meu Nome é Vermelho” publicada em 24 idiomas. Também o Pamuk recebeu o “Prêmio Nobel de Literatura” em 2006.
A obra “Este, os Turcos Locos” de Turgut Özakman, o dramaturgo conhecido pelo mundo e Turquia tratando da luta de salvação dos Turcos, ganhou o “Prêmio de Honra da Instituição Artistica” em 2005 com o título do livro mais lido e vendido de mesmo ano.
O estado motiva os escritores e realiza alguns trabalhos com os literatos para as obras deles não serem esquecidas. Neste contexto, o Ministério da Cultura e Turismo, por o 100º aniversario de nascimento do poeta famoso Arif Nihat Asya, apoiou as celebrações realizados no todo país pelo União Profesional dos Escritores da Literatura e Ciência da Turquia (ILESAM). O Ministério anunciou o periodo entre maio de 2004 e maio de 2005 como o “Ano de Necip Fazıl” pelo o 100º aniversario da sua nascimento.
Como acontece cada ano, também em 2008 realizaram muitas atividades por aprovação do Hino Nacional e alguns poetas e escritores como Ömer Seyfettin, Fakir Baykurt, Haldun Taner, Orhan Kemal, Onat Kutlar, Nazım Hikmet Ran, Aziz Nesin, Cemil Meriç, Necip Fazıl Kısakürek, Mehmet Akif Ersoy e Behçet Necatigil foram comemorados.
Em 2008, Turquia participou a Feira de Livro de Frankfurt como o “pais invitado”. Em contexto de presentação dos escritores e publiçaões turcos, atividades importantes foram organizados.
Ayşe Kulin, Nazlı Eray, Buket Uzuner, Kürşat Başar, Pınar Kür, İhsan Oktay Anar e Alev Alatlı são outros autores e poetas importantes da literatura Turca.
© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul