Belas Artes

Pagina Principal»Turquia Portal»Vida Cultural



Belas Artes

A coordenação das atividades relacionadas com as artes na Turquia é dirigida pela Direcção-Geral de Belas Artes do Ministério da Cultura e Turismo. No contexto da Direcção- Geral, que realiza e organiza as atividades nacionais e internacionais na area das belas artes, especialmente artes fonéticas e os artes plásticos existem 32 instituições de arte fonética, as 6 delas são orquestras sinfônicas, 14 delas são coros e 12 delas são comunidades. Também existe 3 Museus Estatas de Pintura e Estátua e 53 Galerias Estatais das Belas Artes sob o governo deste direcção geral.
Pintura: Os pintores como Ibrahim Çallı, Hikmet Onat, Namık Ismail, Avni Lifij e Feyhaman Duran quem foram para Europa com o motivo de educação de arte em 1910, fizeram ganhar a tendência dos princípios do Impressionismo e simbolismo para pintura Turca. Estes artistas conhecidos como “A geração de 1914” cultivaram os pintores de período da Republica, sendo os professores na Acedemia das Belas Artes. Ali Avni Çelebi e Zeki Kocamemi, os primeiros pintores que fizeram ganhar os estilos modernos da pintura turca e chamados como “Müstakiller” (Os privados), compartilharam as influencias da Escola de Hoffman e o vanguarda de opinião expresionista, com seus amigos Şeref Akdik, Mahmut Cuda, Hale Asaf, Muhittin Sebati, Refik Epikman, Cevat Dereli e o escultor Ratip Aşir Acudoğlu. Zeki Faik Izer, Nurullah Berk, Elif Naci, Cemal Tollu, Abidin Dino, Sabri Berkel e o escultor Zühtü Müridoğlu quem levou este ímpeto as novas horizontes, reunieram em baixo de nome de “Grupo D” e dirigirem para os análises e as abstracções originadas para o cubismo.
A Escola Antiga de Sanayi-i Nefise transformou-se para a Academia das Belas Artes com a reforma universitaria em 1928 e o pintor frances e artista de gravura Léopold Levy foi nomeado para a presidência do Departamento de Pintura Supremo em 1937.
Levy criou uma nova sistema com os pintores de Grupo D. Enquanto os artistas Turgut Atalay e Mümtaz Yener pertencentes à “Grupo dos Novos” que foi estabelecido por os estudantes de Levy, dirigia para as realidades sociais, Nuri Iyem, o pintor da mulher de Anatolia, favelas, greves e imigrações, saindo de abstrato.
A pintura não-figurativa criada por “Os Novos”, foi desenvolvido pelos pintores como Mübin Orhon, Fahrunisa Zeyd, Nejat Devrim, Lüftü Günay, Devrim Erbil, Özdemir Altan, Adnan Turani, Güngör Taner e Mustafa Ata nos anos de 1950. A pintura realista social foi expalhada entre os artistas crescidas na atelier de Neşet Günal e Neşe Erdok, a parte das panoramas de Çukurova de Duran Karaca e as telas de Cihat Aral.
O “Grupo dos Eles” de onde se reuniram os artistas crescidos na atelier de Bedri Rahmi Eyüboğlu nos anos de 1950, unificaram os fontes tradicionais de arte de pintura turca, as influencias da miniaturas, caligrafias, tapetes e mosaicos com o estilo moderno. Enquanto Mehmet Pesen e Nedim Günsür dirigiam para as tradições Orhan Peker, Leyla Gamsız, Turan Erol adicionaram a força das abstrações dos cores e as manchas para seus retratos. Com um avanço importante da pintura nos anos 1980 e 1990, foram realizados trocos na pintura de telas, especialmente “o realismo fantastico”, os artistas como Fikret Mualla, Avni Arbaş, Burhan Uygur, Ergin Inan, Erol Akyavaş, Burhan Doğançay, Utku Varlık fizeram successos internacionais. Os artistas como Gökhan Anlağan, Hüsamettin Koçan, Mehmet Gün, Mahir Güven, Alp Tamer Ulukılıç, Ismet Doğan, Mehmet Uygun, Altan Çelem, Selda Asal e Serhat Kiraz fizeram ganhar novos dimensões de arte turco com as pinturas de telas ou aplicações conceptuais. Os estudos vanguardistos e experimentais foram apoiados com as exposições das “Novas Tendências” que teve lugar no contexto de Festa de Arte de Istanbul realizada em 1977 primeira vez. Desde os anos de 1980 até hoje, os estudos de arte conceptural a parte de retrato de tela tradicional foi expalhado. Zahit Büyükişleyen, Ismet Doğan, Serhat Kiraz, Zafer Gençaydın, Şenol Yokozlu, Bedri Baykam, Tomur Atagök, Habip Aydoğdu, Vural Yurdakul, Mustafa Ata, Güngör Taner são alguns pintores famosos de hoje.
A oitava edição da “Competição da Pintura de Şefik Bursalı” foi realizado em 2008 que é organizada cada ano desde 2001 para commemoração de um dos mestres da pintura moderno, Şefik Bursalı.
Arte da Escultura: Os artistas formados em atelier de Osgan Efendi e Nejat Sirel e Mahir Tomruk são os primeiros artistas educados da escultura. O Monumento da Liberdade em Taksim-Istanbul de Canónoca, O Monumento de Parque Güven Ankara de Hanak e Thorak, O Monumento de Atatürk em Sarayburnu Istanbul de Krippell e o Monumento de Iyigün em Ulus- Ankara refletam as carasteristicas deste perido.
Os escultores turcos também trabalharam na construção de monumento. Além disso, na competição de “Monumento de Erzurum” onde os escultores estrangeiros também tomaram lugar, Ali Hadi Bara recebeu o prêmio de o lugar primeiro e Zühtü Müridoğlu ganhou o prêmio de secundário. Nijat Sirel ganhou a Competição de Monumento de Manisa. Os monumentos de arte da escultura leva as assinaturas de Hakkı Atamulu, Yavuz Görey, Kamil Sonad, Ilhan Koman, Hüseyin Gezer, Turgut Pura. Os primeiros exemplos dos monumentos que lembra-nos os acontecimentos sociais na escultura foram criados pelo Ratip Aşir Acudoğlu com seus monumentos de “Monumento de Menemen”e o “Monumento de Terremoto de Erzincan”.
No ano de 1937, o escultor alemão Rudolf Belling foi nomeado para a Presidencia de Departamento de Escultura da Academia Estatal de Belas Artes. Belling criou muitos estudantes continando sua posição académica e seus estudos de escultura na academia até 1954. As estátuas de Inönü em Parque Taşlık de Istanbul e na Faculdade de Agricultura da Universidade de Ankara foram feitos pelo Belling.
Estes escultores que criaram suas obras com uma consciência mais figurativa fizeram alguns estudos figurativos abstractos e não-figurativos. Os artistas como Ali Hadi Bara, Ilhan Koman, Mehmet Şadi Çalık e Turgut Pura especialmente deram prioridade para as aplicações abstractos.
Nos anos de 1950, foi visto que o Departamento de Estatua da Academia, Ali Hadi Bara e Zühtü Müridoğlu foram muito influentes. Uso de diversos materiais e os tecnicos nos estudos abstractos é un desenvolvimento deste período. Alguns escultores como Ali Teoman Germaner, Tamer Başoğlu, Gürdal Duyar, Namık Denizhan, Metin Deniz, Meriç Hızal Başol, Rahmi Aksungur tomaram lugar no grupo academico deste escola.
Kuzgun Acar quem obteve o prêmio da primeira no ramo de escultura de Bienal dos Jovens do Paris 1961, realizou os exemplos mais interesantes do estudo abstracto. O relevo de “Os Pasarinhos” no Mercado dos Artigos de Armarinhos pertencentes a mesmo artista. Mehmet Aksoy que tentou a chegar novas dimensões para estatua figurativa, Ferit Özşen, Saim Bugay, Meriç Hızal Başol, Remzi Savaş, Eyüp Öz e Yunus Tonkuş, Yavuz Görey, Zerrin Bölükbaşı, Hüseyin Gezer, Haluk Tezonar dirigidos dos estudos abstractos com alguns materiais como o metal, a pedra, e a madeira, são alguns dos artistas que fizeram o arte da escultura turca conhecido no extrangeiro ganhando prêmios importantes nos exposicões internacionais.
Arte da Cerâmica: Como em outros ramos de arte, nos primeiros anos da república, também artistas na area de cerâmico foram envidas para os paises estrangeiros. Os primeiros artistas que receberem educação em Paris, Ismail Hakkı Oygar, Hakkı Izer e Vedat Ar, quando voltaram para o país, trataram a cerâmica com um concepto diferenciado da decoração e tradicional, dirigindo nos estudos originais. Em 1929 com contribuções dos artistas, foi aberto o atelier de cerâmica na Academia Estatal das Belas Artes e começou a organização em educação da cerâmica. O primeiro atelier da cerâmica foi estabelecido pelo Füreyya Koral nos anos medios dos 1950, muitos artistas como Füreyya Koral, Sadi Diren, Nasip Iyem, Bingül Başarır, Candeğer Fürtun, Atilla Galatalı, Beril Anılanmert, Hamiye Çolakoğlu, Zehra Çobanlı, Jale Yılmabaşar realizaram as obras em nível internacional desde 1949.
As obras que merecem ser premiados e exhibidos em “A 69º Exhibição da Cerâmica 2008” realizado no contexto de Exposição Estatal da Pintura e Escultura que organizado tradicionalmente desde 1939 com o motivo de exhibir as obras dos artistas Turcos todos juntos pelo Ministério da Cultura e Turismo, foram exhibidos em Museu Estatal de Pintura e Estatua em Janeiro de 2009.
Arte de Fotografia: O aumento da importancia dada para arte e artista com o apoio da Atatürk, demonstrado sua influência também em Fotografia Turca.
Cemal Işıksel, Nurettin Erkılıç, Selahattin Giz, Limasollu Naci, Şinasi Barutçu, Ihsan Erkılıç, Baha Gelenbevi são os primeiros importantes fotógrafos da período da República. O inicio da identificação real da fotografia turca e a abertura para estrangeiro é encontra-se nos primeiros anos de 1960. Especialmente eleição da Ara Güler como um dos sete fotógrafos importantes em 1961 em Reino Unido é o primeiro mostro de que a Fotografia Turca começou de tomar um lugar no mundo.
Depois dos anos 1960, o arte da fotografia turca que fortaleceu seu lugar com alguns nomes como Ozan Sağdıç e Sıtkı Fırat que tiraram fotografia das muitas regiões da Turquia com uma vista muito original, Zeynel Yeşilay quem deu as obras em diferentes partes da fotografia, Gültekin Çizgen quem continuou seus estudos baseando nos desenhos locais e Şahin Kaygun quem presentou dimensões diferentes para a fotografia com as novas pesquisas, chamou as atenções sobre seus pasos concretos. Atila Torunoğlu, Mustafa Kapkın, Halim Kulaksız, Reha Günay, Fikret Otyam, Şemsi Güner, Sabit Kalfagil, Isa Çelik, Izzet Keribar, Şakir Eczacıbaşı, Cengiz Karlıova, Isa Özdemir, Ibrahim Demirel, Sami Güner, Mehmet Bayhan, Ibrahim Göğer, Çerkes Karadağ, Nuri Bilge Ceylan, Ramazan Öztürk, Gökhan Demirer, Cengiz Engin, Orhan Cem Çetin, Merih Akoğul, Tuğrul Çakar, Merter Oral, Tansu Gürpınar, Necmettin Külahçı, Tahir Ün, Uğur Okçu, Reha Bilir e Tarık Yurtgezer são os nomes que chamaram atenção com seus trabalhos.
Com estabelecimento da Federação da Arte de Fotografia da Turquia (TFSF) em 2003, a arte de fotografia deu um passo em frente no caminho da organização.
Com o objetivo de fazer ganhar novas obras para coleção estatal e contribuir para o desenvolvimento da arte de fotografia pelo o Ministério da Cultura e Turismo, foi realizada 13 vez a “Competição Estatal da Fotografia” que se realizada uma vez por dois anos em 2008.
Caricatura: Com fundação da República, Cemal Nadir Güler e Ramiz Gökçe, foram os dois nomes pioneiros da caricatura Turca. “Abutre” que era a revista de humorismo cuja vida foi longo na epoca, publicada perlo Yusuf Ziya Ortaç, marcou sua influência em deste período com seu equipe dos escritores e caricaturistas onde exposto diferentes conceptos.
Depois da Segunda Guerra Mundial, com as novas liberdades chegadas através de paso a ordem multipartidário, o humorismo também trocou seu qualidade. “Marko Pasha” publicada pelo Sabahattin Ali e Aziz Nesin e desenhado pelo Mustafa Uykusuz foi a revista do humor mais popular da seu período.
As caricaturistas da geração de 1950 que levou um novo conceito para a arte da caricatura, desenvolveram um humor de desenho não dependa da escritura e palavra. Expalharam este novo conceito da nova caricatura não apenas os desenhos, mas também com exposições conjuntas, artigos, seminários e as revistas publicadas como “41 e meia”, “O Tambor”, “O Microônibus”, “A caricatura da Pedra”. Turhan Selçuk, Nehar Tüblek, Ali Ulvi Ersoy, Eflatun Nuri Koç, Selma Emiroğlu, Semih Balcıoğlu, Bedri Koraman, Altan Erbulak, Mustafa Eremektar, Sinan Bıçakçıoğlu, Ferruh Doğan, Tonguç Yaşar, Suat Yalaz, Yalçın Çetin e Oğuz Aral são os caricaturistas conhecidos deste período. Cafer Zorlu, Zeki Beyner, Tan Oral, Nezih Danyal, Ercan Akyol, Erdoğan Bozok, Orhan Özdemir e Selçuk Demirel cultivados entre 1960-70, também continuaram a consciência de caricatura da geração 1950 com as contribuições originais. Os caricaturistas jovens reunidas na revista semanal de humor “Gırgır”, sob administração de Oğuz Aral nos anos 1970, formaram um humorismo atual baseado nas pessoas e os casos criados por urbanização mal, com os contribuções de Tekin Aral.
Os trocos dos valores na sociedada depois de 1980 foram criticados e comentados pelo Ismail Gülgeç, Kamil Masaracı, Salih Memecan, Behiç Ak, Hasan Kaçan, Ergün Gündüz, Latif Demirci e Haslet Soyöz com suas palavras e os desenhos.
O Centro da Investigação e Aplicação de Arte da Caricatura da Universidade da Anatolia, inaugurado no final de 2004, tem um museu onde existe aproxidamente 2200 obras no seu arquivo. O museu desde seu inaguração, fora de exposição das obras no seu arquivo, foi um símbolo de Eskişehir realizando 32 exposições que pertecentes aos representes importantes da caricatura Turca e Mundial.
Artes Decorativas Turcas: As artes decorativas transferidos para Anatolia de Asia Central, ganharam muito importancia em períodos de Seljúcidas e Otomanos e com uma experiência de séculos veio para o período da República. O Departamento das Artes Decorativas Turcas foi aberto en Academia Estatal das Belas Artes em 1936 e começou as aulas de tezhip, hüsn-i hat, ebru, miniatura e desenho de azulejo. Hoje em três universidades de Istanbul e Izmir (Universidade de Mimar Sinan, Universidade de Marmara e Universidade de 9 de Setembro) são realizados as educações das artes decorativas como um ramo principal. Além disso, pelo o Direção Geral das Belas Artes são realizadas várias atividades com o objetivo de reanimar as artes decorativas Turcas tradicionais. Também com o motivo de estimular os artistas deste ramo para um estilo moderno apropriado com o conceito e o gosto artistico atual e exibir as ultimas obras dos artistas, “Competição de Hüsn-i Hat”, “Competição de Tezhip”, “Competição de Ebru”, “Competição de Miniatura” e “Competição de Desenho de Azulejo” são realizados uma vez por dois anos no contexto de “Exposição de Artes” desde 1981.
Artesanato Turco: A cultura dos muitos civilizações alojados na Anatolia, continuou sua presencia dentro de uma nova síntese depois de estabelecimento dos Turcos. Por este raizes dos origens de artesanato turco é baseado em tempos antigos e têm uma dimensão muito importante do sócio-cultural. Os seguintes são os exemplos do artesanato turco que chegou até hoje graças ao apoio das instituições de ensino organizado e generalizado, os instituições oficiais e privadas e as pessoas relacionadas: a arte de tecelagem (tecido, carpete, kilim, cicim, sumak, keçe), a arte de bordade (agulha, corda prateado), tricô (ponta de agulha, renda, conta e mekik), a arte de metal (joalharia, a arte de vidro), a arte de madeira, os artesanatos cuja materia e pedra (azeviche, mármore e espuma do mar) e as bonecas decorativos e artes do couro.
Arte de Caligrafia: Quando fala-se do arte de caligrafia se lembra a arte de escrita bela nascida ao redor das letras árabes. Esta arte apareceu depois de um período de desenvolvimento que durou muito tempo entre os séculos de VI e X.
Os turcos começaram de interesar com este ramo de arte depois da sua chegada a Anatolia e viverem seu período mais brilhante durante o período de Imperio Otomano. O estilo de Şeyh Hamdullah que foi qualificado como o fundador da arte de caligrafia turca continuou ate o século de XVII. Hafız Osman (1642-1698) é o nome que fez ganhar a forma mais madura da escrita árabe em termos artísticos e depois deste data todos os artistos cultivados perseguiam de Hafız Osman.
A arte de caligrafia turca continou seu brilho temho também no século de XIX e os primeiros anos de século XX, mas com o passo para alfabeto latino de alfabeto árabe em 1928, começou ser somente um arte tradicional que ensinada em alguns departamentos em vez de ser uma arte comum.
O mestre importante da arte de caligrafia turca é Hamid Aytaç. Mestre, nascida em Diyarbakır em 1891 é também a primeira pessoa que trouxe a arte da impressão luxo, relevo, gravura e cincografía.
Na mesquita de Şişli que é uma das mesquitas mais novas de Istanbul, em muitas casa, salas, oficinas em Egito, Iraque e ate todos os lugares do mundo têm obras de Senhor Hamid que são incomparável. O mestre que viveu uma vida muita comprida e muito fertil, cultivou muitos estudantes do Mundo Islámico, até o Japão.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul