Os Desenvolvimentos nos Sectores da Económia

Pagina Principal»Turquia Portal»Os Desenvolvimentos nos Sectores da Económia



Transporte

O setor de transporte-comunicação, no periodo entre 2007- 2013, com os preços de 2006 com sua parcela de 26%, é o setor mais importante entre as investimentos públicos de capital fixo na Turquia. O setor transporte com comunicação constitui aproximadamente 12% de PIB. Atividades de transporte-armazenagem-comunicação formam quase 15% das todas as atividades económicas, comercias e sociais. Os setores de transporte e comunicação contribuiram aproximadamente 53 bilhões de dólares americanos para rendimento nacional.
O transporte de cargo por rodoviário é 92% e o de passageiros é de 95% dos tranportes domésticos.
Estradas: O comprimento total de estradas na Turquia é 64.039 km por final de 2008. A rede das auto-estra-das é 2.015 km, a rede da estrada do estado é 31.302 km e a rede da estrada de cidade é 30.722 km. 15.358 km deste rede são de estrada com duas faixas.
Graças a sua posição geográfica a rede da transporte da estrada turca que assegura oportunidade para os paseios de muitos contatos entre Europa e Ásia, forma uma parte importante das artérias principais e internacionais. O comprimento de corredor rodoviário internacional ao longo das fronteiras da Turquia é de cerca de 9 mil quilômetros. Os corredores internacionais entrados pelas porta de fronteira de Kapıkule, İpsala e Aziziye de Europa correndo a Turquia do leste para o oeste, ao leste chega ao portão da fronteira e Sarper Türkgözü em Caucasia; e com portas fronteiras de Gürbulak, Kapıköy, Habur, Cilvegözü, Yayla-dağı a Medio Oriente. Além disso, fornece transporte aos portos internacionais de Mersin e İzmir estão nas regiões do Mediterrâneo e do Mar Egeu.
As atividades internacionais de transporte de estrada realizadas em últimos anos, asseguram um aumento de moeda estrangeiro para Turquia. A quantidade de moeda estrangeira assegurada pelo este sector, varia anualmente entre 1.5-2 bilhões de dólares americanos
. Rotas marítimas: Rotas marítimas continuam de ser dominante no transporte internacional de cargo. Em 2008, a exportação marítima foi realizado com os barco de bandeira estrangeira com 85% e 15% com os barcos turcos. E 86% de importação foi realizado com barcos estrangeiros e 14% com barcos turcos. A partir de final de 2008, existem 150 Grt e mais e 1649 barcos registrados em “Registros de Barco Nacional Turco e o Barco Internacional” e capacidade destes barcos total é 5.658.284 Grt.
A capacidade da construção de barco em os estaleiros turcos foi 550.000 DWT em 2002 e esta capacidade subiu a 3 milhão DWT a partir de Dezembro de 2008. 27.000 pessoas são empregados neste setor.
Turquia esta na 8ª linha da lista dos paises do mundo relativa a pedidos de construção de barco baseado em tonelagem e esta em 5ª linha baseado em unidade pelo Janeiro 2009. Em 2008, foi realizado a exportação de navio com o montante de 2.5 bilhões de dólares americanos.
Vias Aéreas: A Corporação Anónima da Línea Aérea Turca (THY) começou prestar serviço como uma empresa de estado em 1933. Transformou-se uma sociedade anónima com capital doméstico e estrangeiro em 1955. Em primeiros anos de 1990, o direito de prestar servicio de transporte foi dada para as empresas privadas aéreas. O desenvolvimen-to da vias aéreas privadas mostra paralelismo com desen-volvimento de setor de turismo. Os tempos intensivos no sector, o número dos aviões alcança para mais do que 50 voôs, e a parcela do setor no dentro de transporte internacional de passegeiro suba para 30%.
Hoje, na Turquia, administração de 7 lineas aéreas, que 4 deles são empresas de transportação de cargo continua suas atividades. A partir de final de 2008, o número dos veículos de aéreo de grande corpo registrado no registro das administrações das líneas aéreas alcançou para 270, a capacidade dos cadeiras a 43.524 e a capacidade de cargo a 1.039.096 kg.
O número total dos passageiros em 2008 foi 74.387.000. Espera-se que este número alcançará para 82.5 milhões em 2009.
Além disso, 147 companhias em area de aéreo continuam suas atividades no contexto de taxi aéreo, aviação geral e luta agricola com os aviões.
A flota de THY é uma das flotas mais jovens do mundo com um média de 6.27 anos e em 2007 foi uma empresa de líneas aéreas com quatro estrelas. THY, com respeito ao seu tamanho da flota de avião que é 27ª no mundo e que esta em o primeiro 20 no enumeração de qualidade, no final de 2008, tem uma flota de 127 aviões juntando com 4 aviões de carga. THY realizou voos direitos a 144 diferentes destinos no mundo, sendo 109 internacionais e 35 domésticos em 2008. Até o final de 2009, é planejado de adicionar 7 destinos internacionais. THY que realiza transportação de 23.5 milhões de passageiros em 2008, objetivou de transportar 28 milhões de passageiros em 2009. Em 2008, THY realizou voos marcados de 7 centrais para 43 destino com 5 vias aéreos domesticos. A partir de inicio de 2009, 24 aeroportos de voos nacionais e internacionais abertos, 20 voos nacionais abertos, os 41 dos 44 aeroportos são administrados pelo Administração de Aeroportos Estatais. O Aeroporto de chamada Sabiha Gökçen que é um dos três aeroportos, é administrado pelo HEAŞ e os dois administrados por Univesidade de Anatolia de Eskişehir e Direção Privada de Batman.
Ferrovías: Na Turquia os serviços de transportação dos passageiros e cargos pelo ferrovias, excluindo metro e o sistema ferroviário leve que administrados pelo municipalidades em cidades metropolitanas, são providenciados pelo Instituição de Ferrovias Nacional de República da Turquia (TCDD). A rede das ferrovías atual é 8.697 km, sendo 8.257 km de via principal e 440 km de via segundaria. O comprimento total é 11.003 km com 2.306 km das linhas laterais. 95% dos destes linhas são feitos administração de linha principal.
Em 2008, foi realizado a transportação de 80 milhões de passageiros e 22.7 milhões toneladas de cargo. Com o propósito de TCDD, que conduza os trabalhos de manutenção e reparo do rede de ferrovías e trabalhos de modernização de infrastrutura e superestrutura, em aumentar capacidade de transporte de passageiros e cargos, os Projetos de Comboio de Alta Velocidade iniciaram de implementação.
Neste contexto, o tempo de viagem entre Ankara-İstanbul diminuirá de 7 horas para 3 horas e 10 minutes. O parte deste trajeto dentro Ankara e Eskişehir começou de funcionar em Março de 2009.
Com o Projeto de Combio de Alta Velocidade para Ankara- Konya o duração de viagem entre Ankara-Konya diminuirá para 1 hora e 15 minutes e Konya-İstanbul para 3 horas e 30 minutes.
Com o Projeto de Ankara-Sivas Comboio de Alta Velocidade, o duração de viagem diminuirá de 11 horas para 3 horas. Melhoramento das linhas de comboio local de Gebze- Haydarpaşa e Sirkeci-Halkalı e o Construção de Ferrovía Túnel Sub-do-Mar em Bosforos, conhecido como “Marmaray”, com a capacidade de transportar 75.000 passageiros em uma direção cada hora e 1 milhão passageiro por dia são dois importantes projetos de TCDD. Este projeto diminuirá o transporte dos dois lados de Bosforo para 4 minutes, vai fazer ligação entre Asia e Europa com uma ferrovía sub do mar e vai integrar com outros sistemas de transporte e também aumenterá a parcela de sistema de ferro-vías de 6.4% para 27.7% em transportação de İstanbul.
Além disso, contrução de Projeto de Ferrovía de Baku- Tbilisi-Kars (BTK) que fica em Turquia começou em 2008 e este projeto precisa uma nova ligação dentro de fronteira de Turquia com 76 km e Geórgia com 29 km. O projeto finalizará em 2010.
A TCDD administra os portos de Haydarpaşa, İzmir, Mersin, İskenderun, Samsun, Bandırma e Derince que tem ligação com ferrovías. A transferência de Porto de Mersin foi completo e os processos de transferência dos Portos de İzmir, Bandırma, Samsun e Derince continuam.
Oleoduto: O primeiro oleoduto da Turquia foi construido entre Batman e Dörtyol (Golfo de İskenderun) pelo o Corporação de Petróleo da Turquia (TPAO) e foi inaugurado em 1966. Este oleoduto que tem capacidade de 3.5 milhões tonelada/ano e comprimento de 511 km trans-porta o petróleo produzido em Diyarbakır e Batman, para o Terminal de Dörtyol.
BOTAŞ estabelecido em 1974 com o objetivo de transporte de petróleo cru produzido em Iraque para Golfo de İskenderun, em 1987 encargou de importação, marketing, venda e transporte pelos tubos de gás natural. O mercado de gás natural foi aberto para as terceiras pessoas com a aboliação da autoridade monopólio pela Lei da Regulação de Mercado de Gás Natural.
O Oleoduto de Petróleo Cru entre Iraque-Turquia, um dos oleodutos internacionais mais importante da Turquia, transporta o petróleo produzido em Kirkuk e outros campos petrolíferos para o Terminal de Mar do Ceyhan em o Golfo de İskenderun. A capacidade de oleoduto que começou a funcionar em 1976 é 71 milhões de toneladas/ano. O oleoduto que tem o comprimento de 1.876 km, consiste em duas linhas paralelas, uma é 641 km e outro é 656 km em terras da Turquia e 579 km esta em Iraque.
Com o Projeto de Baku-Tbilisi-Ceyhan transporta o petróleo produzido em Azerbaijão para Terminal de Ceyhan atráves de Georgioa e em seguida, por este petróleo alcança com navios-tanques para os mercados do mundo. Este oleoduto tem comprimento de 1.776 km e uma parte de 1.076 km encontra-se nas terras da Turquia. A inauguração oficial desta linha realizou em 13 Julho de 2006. Com esta linha que alcança para Mediterrâneo foi transportado 245 milhões de barris de petróleo cru em 2008.
A capacidade anual de Oleoduto de Ceyhan-Kırıkkale é 5 milhões toneladas e comprimento é 447 km. Além disso, o Projeto de Oledoduto de Samsun-Ceyhan foi formada para transportar o petróleo cru que produzido em Rússia e Bacia Cáspia e vai ser alcançada para Samsun através de Mar Negro pelos navios, para Ceyhan. Esta linha é planejada de ter comprimento de 560 km e capacidade de 1.5 milhões barris/dia.
Os Gasodutos: No contexto de política de variação dos recursos da procura de gás natural, foi fundado, em Dezembro de 2001, o Gasoduto do Leste da Anatólia cuja comprimento é aproximadamente 1.491 km, com o motivo de transporte 10 bilhões de metros cúbicos de gás natural de Irão à Turquia. Além disso, dentro de estrutura de “Fluxo Azul” foi aberto em Fevereiro de 2003 o Gasoduto de Samsun-Ankara que estabelecido para o transporte de 16 bilhões de metros cúbicos de gás natural de Federação de Rússia para Turquia.
O projeto de Gasoduto de Azerbaijão-Turquia (Mar Chah), enfoca o transporte de gás natural de Azerbaijão para Turquia sobre Geórgia. Em Acordo de Compra de Gás Natural de 15 anos, é previsto de começo das compras e alcança a 6.6 bilhões m³/ano em o periodo. No contexto de projeto, a oferta de gás natural foi providenciado para cidade de Ardahan em 2006, para cidade de Kars e condado de Sarıkamış em 2007.
De acordo com a Acordo de Estrutura asinada em 1998 no contexto de Projeto de Gasoduto de Turkmenistan-Turquia- Europa que enfoca o transporte de gás natural produzido nos campos localizados em sul da Turkmenistan para Europa sobre Turquia e para Turquia com um gasoduto que passa sobre Mar Cáspio, a transportação de 16 bilhões de metros cúbicos de 30 bilhões de metros cúbicos de gas turcumano para Turquia e os 14 m³ deste valor para Europa. Foi asinado em 21 Maio de 1999 o Acordo de Compra-Venda de Gás Natural de 30 anos para a compra de gás natural de 16 bilhões de metros cúbicos.
As redes do gás natural da Turquia e w foram conectados no contexto de “o Projeto de Circulo de Gas de Europa do Sul” de Programa INOGATE da Comisão de UE com o objetivo de transportação de gás natural obtenido dos fontes como Bacia do Cáspio, Oriente Medio, e os países de Mediterrâneo do Sul e outros fontes internacionais para Europa. O projeto mencionado foi completado em 2007 e começou o transporte de gás para Grécia.
Os trabalhos continuam para estender a linha de Gás Natural de Turquia e Grécia para Italia passando o Mar Adriático.
Outro caminho de transporte de gás natural para os mercados europeus e os mercados da Grécia e Italia é uma linha que chega para Áustria onde passar as linhas mais importante da Europa através da Bulgaria, Romania e Hungria.
Neste contexto, foi fundado a companhia de desenvolvimento laboral chamada “Nabucco Company Pipeline Study GmbH” com a participação das empresas como BOTAŞ, Bulgargaz (Bulgaria), Transgaz (Romania), MOL (Hungaría) e OMV Erdgas (Austria). RWE, a companhia alemão, participou para projeto como o 6º parceiro em Fevereiro de 2008. O consumo de gás natural que começou com 522 milhões de metros cúbicos em 1987 alcançou a 36 bilhões de metros cúbicos no final de 2008. Em 2008, o maior consumo realizou no setor de eletricidade com 56% seguindo com indústria e sector residencial com 22%.
A procura de gás natural prevista para o ano de 2009 é 37.3 bilhões de metros cúbicos. No médio e longo prazo é previsto procura de gás natural alcançará a 46 bilhões de metris cúbicos em 2010 e 67.1 bilhões de metros cúbicos em 2020 e desta valor inclui o consumo interior da exportação para Grécia. BOTAŞ asinou 8 diferentes acordos de compra de gás natural com prazo comprido com 6 países. Tres acordos com Rússia com lotes de 6 bilhões de m³/ano, 8 bilhões de m³/ ano, e 16 bilhões de m³/ano, acordos de gás natural líquido (GNL) com Irão de 10 bilhões m³/ano, Algeria de 4.4 bilhões m³/ano, e com Nigeria de 1.3 bilhões de m³/ano; 1 acordo com Turcomenistão que não começou o fluxo de gás com lotes de 16 bilhões m³/ano e 1 acordo com Azerbaijan com 6.6 bilhões m³/ano. Continua a compra no contexto dos contratos de importação com 6 de 8 acordos em total.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul