Viagem Em Turquia
Noticia Turquia
Guia de Viagem
TURQUIA PORTAL
país e sua gente
Regiões Geográficas
Vida Social
História
Vida Cultural
Capital Europeia da Cultura
Turquia e o Mundo
Desenvolvimentos Macro-
Econômicos
Os Desenvolvimentos nos
Sectores da Económia
Pagina Principal»Turquia Portal»Vida Cultural
A música turca desenvolveu em distintos areas desde o período das Seljúcidas até hoje. Estes areas são: a música clásica desenvolvida nas cidades por a parte intelectual, a música folclorica turca desenvolvida como um prosa directamente das pessoas de Anatolia durante dos séculos, a música religiosa, e a música da banda militar otomana. A mú-sica polifónica que forma o origem da música moderna occi-dental, foi adoptado na Turquia depois de fundação de República. Especialmente, o pop, rock, jazz são as músicas desenvolvidas em ultimos décadas, são os outros tipos da música que se ouvido com muito gosto.
Música Polifónica Turca: Os estudos da música polifónica foi expandido na Turquia depois da anuncia de Republica. Com o liderança da Atatürk, foi iniciado o movimento da orientação para música ocidental onde utilizamse o técnico e os instrumentos internacionais e que tomase base a música moderna e a música folclórica turca nos estudos e os espectaculos da música. Com os estudantes enviadas para estrangeiro, com os profesores como Joseph Marx, Paul Hindermith, Carl Ebert e Béla Bartok começou a formação das instituções principais.
Com estabelecimento de Conservatório Estatal de Ankara em 1936, foram acelerados os estudos da colocação da música folclórica turca em ordem polifónico de ocidente. Os artistas como Cemal Reşit Rey, Ahmed Adnan Saygun, Ulvi Cemal Erkin, Ferit Alnar, Necil Kazım Akses que formaram a primeira geração da compositor da Republica, receberem formação em distintos conservatóris de ocidente. As proximas gerações que continuaram o mesmo caminho dos seus profesores da primera geração da compositores, criaram uma escola que baseava na música folclorica por outro lado tem raizes das tendencias ocidentais. Mesmo que seja uma diferencia de estilo e a consciencia entre eles, a especialidade comum dos compositores da primeira geração era beneficiar da música folclórica e usar os motivos e as harmonias folclóricas em suas obras. Adnan Saygun que realizou pesquisas e arranjos sobre o folclore turco, transformou o impresionismo para um posição nacional, desempenhou um papel fundamental na presentação da música turca com suas conferências e os concertos realizados nos países estrangeiros.
“Orquesta Sinfónica da República” que é o grupo sinfónica mais antiga, têm o role importante para extensão da música polifónica. Esta orquestra que foi pioneiro de extensão e agradecimento da música polifónica com os varios concertos em todo país, também assegurou o conhecimento da música polifónica Turca com os concertos nos países estrangeiros como Alemanha, EUA, França, Espanha, Italia e Coréia do Sul. Orquestra de Polifonica do Estado que estabelecida em 1988 hoje continua suas atividades com turnês dentro do país e o estrangeiro com as orquestras sinfónicas estatais de Istanbul, Izmir, Antalya, Bursa e Çukurova.
A parte das orquestras estatais, também existe as orquestras privadas como Orquesta Sinfónica de Bilkent, Orquestra Filarmónica de Istanbul Borusan e Orquestra da Camara de Akbank.
A parte dos maestros de orquestra premiados como Hikmet Şimşek, Gürer Aykal, Rengim Gökmen e Betin Güneş que gravaram os discos compactos tanto em país como no estrangeiro e dirigirem os grupos estrangeiros na area da música polifónica, também os músicos e músicas famosos mundiais recebeu uma formação no estrangeiro no contexto da lei promulgada para as crianças de habilidade suprema. Idil Biret (pianista), Suna Kan (violinista), Irmãs Güher e Süher Pekinel (pianista), Ismail Aşan (violinista), Fazıl Say (pianista), Cihat Aşkın (violinista), Ayla Erduran (violinista) e Gülşen Tatu (flauta) são alguns dos músicos que receberem muitos prêmios nas competições internacionais e têm muitos discos.
Música Clássica Turca: A música clásica turca que é uma música da cidade, levou muito tempo para receber seu identidade original pelo estabelecimento dos seus bases. Seus exemplos mais antigos são obras dos cientistas e compositores como El-Kindi, Farabi (870-950), Safiyüddin Abdülmümin Urmeni (1237-1294) e Abdülkadir de Meraga (1360-1412).
Aceita-se que com o Buhurizada Mustafa Itri Efendi (1640- 1712), que criou suas obras no fim do século XVII, a música
clásica turca viveu seu tempo de ouro.
O instrumento fundamental da música classica turca é tambor. Outros instrumentos da melodia são flauta de cana, kemençe, oud, cítara, rebab, santur e violino, e os instrumentos do ritmo são tamborim, kudüm e halile.
A música clássica turca divide-se para dois campos como religioso e secular. A música religiosa forma-se a música de dervis que baseada a voz da humana e alguns instrumentos. A música secular têm dois tipos como músicas com letras e música de saz (um instrumento com cordas). A música com letras é mais comum do que a música de saz e junto com a literatura clássica otomana. Todos os tipos têm seus modelos originais próprios.
Existem centenas modos na música clássica turca que é uma música de modo. Os modelos de ritmo que chamada como “tempo” são various. Sistema de som é uma especialidade distinto da música clássica turca. Os sons intermediários que não existe na música ocidental, é uma especialidade original de sistema de som da música clássica turca. Este situação providencia a possibilidade do movimento sem limitos e riqueza de melodia para a música clássica turca que é uma música monodical.
No período do Imperio Otomano, as instituções da educação para música clássica turca são escolas de Enderun e dervis. Darülelhan é a primeira escola oficial da música turca fundada nos anos finais da período Otomano.
Darülelhan tomou o nome de Conservatório da Municipalidade de Istanbul no período da Republica e depois transformou Conservatório Estatal da Universidade de Istanbul. Além disso, hoje existe varios conservatórios de universida de estabelecidos com o exemplo de fundação de Conservatório da Música Turca de Universidade Técnica de Istanbul em 1979.
Os rádios estatais que fundados no período da República, tiverem um role muito importante para execução da música clássica turca junto com educação. Os coros estatais da música clássica turca em Istanbul, Ankara, Izmir, Diyarbakır, Elazığ, Bursa, Samsun e o grupo da música historica da Istanbul e os grupos estatais da música turca em Istanbul e Edirne e o grupo da música mistica de Konya são outras instituções do mundo de Música Clássica Turca atual.
Os exemplos para os compositores, os executores, os professores e as cientistas são Rauf Yekta, Sadettin Arel, Suphi Ezgi, Münir Nurettin Selçuk, Safiye Ayla, Sadettin Kaynak, Selahattin Pınar, Emin Ongan, Nevzat Atlığ, Alaeddin Yavaşça, Niyazi Sayın, Necdet Yaşar, Süheyla Altmışdört, Avni Anıl, Ismail Hakkı Özkan, Erol Deran, Cinuçen Tanrıkorur, Meral Uğurlu, Inci Çayırlı e Ihsan Özgen.
Música Folclórica Turca: A caracteristica mais importante da Música Folclórica Turca é ser anónima. A especialidade “anónima” das harmonias significa que a criatividade das pessoas contunia como um tradição com o intermediário de transmissão entre gerações. A política oficial da música adoptado com a república, aprovou as harmonias folclóricas como o origem principal da música moderna turca que vai ser criada. Com este objetivo as viagens para derivação em todo país foram realizados e os estudos para tomar os cantos e canções a nota foram acelerados para criar um arquivo. O Conservatório Estatal de Ankara, estabelecida em 1936 encarregou todos os estudos da música folclórica e arquivou 10 mil melodias pelo seus estudos realizados regularmente até 1952.
As publicações do rádio estatal iniciado em 1937, também eram outros elementos que animaram a música folclórica. As programas da música folclórica autêntica dos artistas como Sadi Yaver Ataman, Tamburacı Osman Pehlivan, Servet Coşkunses e Muzaffer Sarısözen receberem um grande interresse. Ruhi Su que realizou seus estudos fora do rádio foi um pioneiro para reinterpretação da música folclórica começando desde 1960. Depois de 1975 Zülfü Livaneli e Arif Sağ contribuiram para ganhar a música folclórica uma tendencia moderna, com as novas técnicas que utilizaram na interpretação dos instrumentos deste música.
Nos ultimos anos, a música folclórica é a música mais popular da Turquia. Nesta situação é a parte da influencia extensa das publicações da rádio e televisão e também os estudos dos Coros da Música Folclórica Turca pertencentes à Ministerio da Cultura e Turismo. Instituição de Rádio-Televisão do Estado Turco também contribuiu muito para repertório da música folclórica turca pelo seus visitas de derivação e seus publicos.
Neriman Altındağ, Nida Tüfekçi, Mehmet Özbek, Yücel Paşmakçı, Arif Sağ, Mükerrem Kemertaş, Talip Özkan, Şenal Önaldı, Hale Gür, Musa Eroğlu, Ihsan Öztürk, Özay Gönlüm, Muharrem Ertaş, Neşet Ertaş, Çekiç Ali, Hisarlı Ahmet, Zaralı Halil, Celal Güzelses, Belkıs Akkale, Sabahat Akkiraz, Güler Duman, Muhlis Akarsu, Mahsuni Şerif, Izzet Altınmeşe e Ümit Tokcan são alguns dos artistas pioneiros da Música Folclórica Turca com suas composições, derivações e interpretações.
Os instrumentos da música folclórica turca são saz e bağlama (instrumentos com cordas), tambor, çöğür, cura, tar, kopuz, kabak, rebab, kemençe, zurna, kaval, düdük, sipsi, tulum, davul, tef, kudüm e darbuka.
Pop, Rock e Jazz: A partir dos anos 1960, com a tempesdade que iniciou a espalhar “rock’n roll” para todo mundo, e os conceitos de “beat” formados com Beatles depois de 1960, também foram observados pelos grupos jovens da música da Turquia. Esta tendência que apareceu como escrita as palavras turcas para as canções estangeiras, mais tarde deixou seu lugar a Música Ocidental suave e as composições originais integradas com a música folclórica turca. As canções que derem importancia para performance artística e criatividade e musicalidade ganharam muito importancia. Em paralelo destes acontecimentos foi criado um grande mercado de música nos ultimos anos.
Anualmente, mais do que 100 milhões cd e fitas nacionais ou internacionais são vendidos. Na area de pop Barış Manço, Cem Karaca, Erkin Koray, Ajda Pekkan, Sezen Aksu, Tarkan, Nilüfer, Zuhal Olcay, Sertab Erener, MFÖ, Şebnem Ferah, Mor ve Ötesi, Serdar Ortaç, Nil Karaibrahimgil; em area de jazz, Kerem Görsev, Ilhan Erşahin, Nükhet Ruacan, Gürol Ağırbaş, Okay Temiz são os artistas importantes.
Sertab Erener, que participou 48º Eurovisão Competição da Canção realizada em 24 de Maio de 2003 no capital de Letonia, Riga com uma canção inglês chamada Every Way That I Can, fez ganhar a Turquia primeira vez o prêmio de primário e foi um grande sucesso internacional
© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul