Capital Europeia da Cultura 2010

Pagina Principal»Turquia Portal»Capital Europeia da Cultura



Viagem do Istambul para ser Capital Europeia da Cultura:

O título de “Capital Europeia da Cultura” que dado pela primeira vez para as cidades europeus em 1985 começou a ser concedido mais de uma cidade no mesmo ano e também para as cidades dos países candidatos da UE em ocasião de novo milênio em 1999.

Um primeiro na história de projeto de Capital Europeia da Cultura:

Viagem de Istambul para ser Capital Europeia da Cultura começou com esta decisão. Quando a UE decidiu expandir o projeto da Capital Europeia da Cultura de uma maneira que contendo os países não membros da UE, um groupo de voluntários de uma organização não govermentais que se interessados por este assunto estabeleceu o “Grupo de Iniciativos” que tomará os passos necessários que Istambul poderia presentarse como o candidato de “Capital Europeia da Cultura”.
Até hoje encontrava-se uma administração local ou nacional sobre o recurso das cidades aplicadas para o projeto de Capital Europeia da Cultura. Istambul realizou um primeiro com este movimento de ONG que fornecerá uma contribução significativa para ser eleita como Capital Europeia da Cultura.
Em 13 de Dezembro de 2005, a delegação composta por representantes públicos de administrações locais e de ONGs entregaram o documento de aplicação para Diretoria Geral da Educação e Cultura da Commisão Europeia e em 13 de Novembro de 2006 foi declarada que Istambul é Capital Europeia da Cultura de 2010 com decisão positiva de Parlamento Europeia e aprovação de Conselho dos Ministros da Cultura da UE.
Civilizações encontram-se mais uma vez em Istambul: Istambul foi durante dos séculos uma cidade como capital dos tres impérios com vidas mais longas; Romano, Bizantino e Otomano e onde centrada as tres religiões divinas; cristianismo, judaísmo e islamismo. 21 cidades que aceitaram Istambul como capital e foram administradas por a mesma, são atualmente capitais dos vários países de três continentes.
Esta situação privilegiada de Istambul no seu passado fez conviver, trabalhar e sustentar das pessoas dos diferentes nacionalidades, crenças e religiões desta cidade. Esta experiência profunda baseada em milênios deu uma cultura de “convivência” propria à Istambul. Essa cultura fez aqueles que estavam espalhados por toda parte e eles que não têm uma lingua comum, além dos residentes permanentes do recinto, poderá proteger as suas identidades. Enquanto foram acontecidos casos muitos sangrentos nos países da zona, em Istambul o povo com distante nacionalidade e religião poderia conviver em paz.
Enquanto as dinâmicas que se caracterizam por multiculturalidade do mundo se mudava com o tempo passar, Istambul consegui conservar esta caracteristica importante.
Enquanto nas várias cidades europeus ocorrendo tensões sociais e economicas crescentes e se aumentava as divisões étnicas e religiosas, Istambul continua a oferecer um distinto ponto de vista como se pode superar esses problemas em comum com o seu passado
Istambul, capital das culturas: Este legendária cidade que escolhida pelos artistas contemporáneos do mundo para viver e reune não somente Asia e Europa mas também oriente e ocidente, velho e nova, tradicional e moderno, mistéria e noção, esplendor e modestia, dogmas e pragmatismo e universal e vernoculo, agora tem a honra de ser capital Europeia da Cultura 2010.
O projeto “Istambul, Capital Europeia da Cultura 2010” que será tutelado por istanbulenses de todas as partes e em que se experimenterá o arte e cultura com todo seu esplendor, revela todo potencial do Istambul que é um centro da cultura e arte que se observa com interessa por todo mundo desde já.
Os projetos dos istanbulenses desde individuais até as ONGs e desde instituções até as orgões estatais que vivem em entusiasmo da Capital Europeia da Cultura 2010, foram apreçados e suportados por Agencia Istambul 2010.
Estrutura colaboradora que é caracteristica basica de İstanbul 2010, não limitada somente com istanbulenses mas oferece meios e espírito de Istambul a todos os aficionados de arte e cultura da Europa e do mundo. Muitos projetos internacionais e europeus que se realizaram centrados em Istambul tiveram e continuam de ter lugar em agenda de 2010.
Continuam os trabalhos de construir novos centros culturais, organizar festivais, reanimar o patrimonio cultural universal, potenciar a infraestrutura cultural e artistica da cidade com a participação maxima possivél e realizar uma transformação urbana gigantesca enfocada em arte e cultura a fim de fazer viver o espírito da Capital Europeia de Cultura e Artística 2010 em Istambul. O grandioso movimento criado por esta criatividade e entusiamo alcançará seu pico no inicio de 2010 com uma participação universal e força unificadora da cultura e arte será vivido em Istambul, na Europa e no mundo durante de 2010.
Agência Istambul 2010 Capital Europeia da Cultura: Os trabalhos têm acelerados consideravelmente depois de proclamação de Istambul como Capital Europeia da Cultura 2010. Pela lei que estabelece a organização e recursos financeiros para o projecto com número 5706 data de 2 de Novembro de 2007 sobre “Istambul a Capital Europeia da Cultura 2010” foi fundada a Agência Istambul 2010 Capital Europeia da Cultura.
A missão da Agência Istambul 2010 Capital Europeia da Cultura que centrada no programa de trabalho e planificações são preparar o Istambul para o título de Capital Europeia da Cultura 2010, planificação e gestão das atividades de 2010 e coordenação dos trabalhos realizados pelas instituições públicas e ONG para este fim.
Areas de atividade da Agência Istambul 2010 Capital Europeia da Cultura: As atividades da Agência Istambul 2010 Capital Europeia da Cultura são conduzidas por uma direção e administrações que funcionam em 13 areas baixo de três areas principais como “Aplicações urbanísticas e Preservação do Património Cultural”, “Cultura e Arte” e “Turismo e Presentação”.

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul