Istanbul Turquia

Pagina Principal»Turquia Portal»Capital Europeia da Cultura



Istambul

Istambul, uma metrópole mundial: Com os seus lu-gares históricos, seus museus, seus palácios, suas mural-has, suas residências no Bósforo, suas belezas naturais e centros religiosos que são uma herança de um passado de 8000 anos, é um ponto focal escolhido de tolerância e síntese que reúne uma herança de cultura e civilização mundial. Istambul, que é a “Capital dos Impérios”, foi fundada no ano 658 A.C. pelo povo de “Megara” e tomando o nome do seu comandante “Byzas”, por muito tempo foi lembrado como “Byzantium”. 
Istanbul é a maior cidade da Turquia não só pela população e área, mas pela sua economia, finanças, comércio e cultura. Possui o maior aeroporto e porto de importação e exportação da Turquia. Por isso é considerada o centro de conexão das linhas aéreas e marítimas internas e externas.
A península histórica que se estende entre o Mar de Mármara e o “Haliç” denominado “Corno de Ouro” é um autêntico museu ao ar livre com vestígios artísticos das épocas dos impérios romanos, bizantinos e otomanos dos quais era a capital. 

O Palácio de Topkapi, centro da autoridade política dos Sultões Otomanos por 400 anos, hoje é um Museu e chama a atenção de visitantes de todas as culturas pelas suas obras conhecidas por todo o mundo e as “Relíquias Sagradas” pertencente ao Profeta muçulmano Maomé e à sua época. 
Outro esplêndido palácio de Istambul é o “Palácio de Dolmabahçe” construído sob o reinado do Sultão Abdülaziz, rodeado por 56 colunas e iluminado por um lustre de 4.5 toneladas. Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da República da Turquia, faleceu neste palácio no dia 10 de novembro de 1938. 

Istambul é conhecida como a “cidade das mesquitas” por conter aproximadamente 500 mesquitas. A mais famosa delas é a “Sultan Ahmet Camisi” (Mesquita do Sultão Ahmet) que contém seis minaretes, mais conhecida pelo nome de “Mesquita Azul”. Junto à mesquita está a praça “Sultan Ahmet” (Sultão Ahmet), que tem uma Fonte que atrai todos os turistas. A mesquita “Süleymaniye” construída pelo famoso arquiteto “Sinan” é mais uma das obras impor-tantes. 
O Museu “Ayasofya” (Santa Sofia) construído em Istambul no século IV, na época do Imperador Constantino como basílica, é uma obraprima bizantina. Sua cúpula tem 55 metros de altura e 31 metros de extensão. Depois das Catedrais de San Pietro, em Roma, St. Paul em Londres e Duomo em Milão, Ayasofia classificase em quarto lugar considerando sua área e é a mais antiga de todas. O Museu “Kariye” e a Cisterna “Yerebatan”, que tem 336 colunas construídas pelos bizantinos no século VI, a fim de abastecer água a cidade com água, estão entre os magníficos monumentos históricos da cidade. 

Os museus arqueológicos de Istambul, O museu “Atatürk”, o Museu “Sadberk Hanım”, o Museu dos Mosaicos, o Museu da Indústria, O Museu Naval e o Museu Judeu; Torre de Leandro(Torre da Menina), a Torre de Galata; as Fortalezas “Rumeli” e “Anadolu”, as Fortalezas de Istambul, são modelos típicos de outros museus e monumentos que se encontram na cidade. 
O “Gran Bazar” (Kapalı Çarşı), construído no século XV, é um dos lugares mais visitados pelos turistas em Istambul. Nas aproximadamente 4000 lojas que se encontram aqui, vendese jóias, antiguidades, tapetes, souvenires de prata e cobre, vestidos de couro e camurça, gravuras de madeira e nácar. Ao mesmo tempo pode-se encontrar uma rica variedade de especiarias no Bazar Egípcio (Mısır Çarşısı), construído no século XVII, segundo as instruções da Sultana Hatice. 

Istambul é, ao mesmo tempo, o centro de compras moder-nas e de lojas cobertas tais como Carousel, Ataköy-Galleria, Akmerkez, Capitol, Carrefour-SA, Profilo, Kule e Kule Çarşı, Kanyon, İstinye Park, Ikea e Cevahir. As avenidas İstiklal, Rumeli e Bağdat contém as lojas mais finas da cidade. 
Istambul também é um dos principais centros culturais do mundo. Diversos festivais de cinema e música; óperas, balés, concertos, simpósios, conferências e concursos inter-nacionais acontecem aqui. O “Festival Internacional de Cul-tura e Arte”, que acontece todo ano nos meses de junho e julho, hospedam artistas famosos de todo mundo. 
Istambul organiza também, freqüentemente, importantes atividades esportivas internacionais. 
“Kilyos” e “Şile” são pequenas cidades de veraneio conhecidas pelas suas lindas praias ao redor de Istambul. “Polonezköy” (Aldeia dos poloneses), é um lugar de repouso ideal rodeado de florestas, onde os imigrantes poloneses localizaram no século XIX. A Floresta “Belgrado”, que é um Parque Nacional, é conhecida como os pulmões de Istambul. Vale a pena visitar o Arboretum de Atatürk e os aquedutos existentes desde a época Otomana em deste floresta. Em Silivri, e em Kemer existem vastos campos de golfe. 

Evoluções Culturais: Os Ministros de Cultura dos países europeus, que se reuniram em 13 de novembro de 2007, em Bruxelas, aceitaram oficialmente a candidatura de Istambul, como capital europeia da cultura para 2010. Além de Istambul, que será apresentada com o slogan de “Cidade de quatro elementos”, foram escolhidas Peç, na Hungria e Essen, na Alemanha. 
Até agora, a Turquia conseguiu incluir na lista de Herança Cultural Mundial, Istambul, Safranbolu, Boğazköy, Monte Nemrut, Xanthos Letoon, Grande Mesquita e Hospital de Divriği e Cidade Arqueológica de Tróia e na lista de Herança Mundial, Pamukkale e Göreme Kapadokya como heranças culturais e naturais. 

© goturquia.comHome | Contato | Incentive Istanbul